quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições americanas '08

Bologna, tal como todo o mundo, parou na expectativa dos resultados das eleições americanas. Na biblioteca da cidade - Sala Borsa - todas as televisões estavam sintonizadas na CNN para se seguir a par e passo todas as novidades em tempo real. Tendo em conta a diferença horária, as portas ficaram abertas até cerca das 3h da manhã, hora a que ainda não se tinham os resultados confirmados, no entanto, estava tudo encaminhado.

Toda esta iniciativa foi acompanhada de uma série de convidados que durante toda a noite mantiveram uma conferência activa. Entre vários, encontravam-se jornalistas, professores e especialistas, tanto italianos, tanto americanos da comunidade bolonhesa.

O número de americanos ansiosos era incontável, tantos deles com sacos-cama e almofadas, prontos para passar a noite onde quer que fosse para seguir de perto todo o desenrolar das eleições americanas. Mas prova de ser uma eleição sentida a nível mundial, também em Bologna as diversas nacionalidades se aglomeravam de fronte aos ecrãs.

As bicicletas amontoadas à frente da biblioteca a horas tardias mostravam como a afluência era grande e como Bologna é mesmo uma cidade culta e instruída (Bologna, la dotta). E com este meio de transporte tão eficaz, ecológico e económico, era permitido aos interessados irem dar um passeio e voltar sempre que quisessem dar uma espreitadela aos canais americanos.

Foi assim que fiz, também. Fui e voltei. Fui e voltei. Interessei-me, vi CNN, ouvi um pouco de uma conferência, conversei com uns americanos, observei os jornalistas. Fui dar uma volta com italianos. Vim para casa seguir na Internet, adormeci. Acordei com uma mensagem da Kalen toda feliz. Ficou até às 7h da manhã em casa de uma amiga, ansiosa, à espera dos resultados finais.

Ficou feliz. Fiquei feliz. O mundo ficou feliz :)


3 comentários:

coelho_branco disse...

MUITO feliz! :D

Anónimo disse...

é agr que o dolar vai passar o euro ;o

Cate disse...

Obama's cool.

Bom fim de semana, Marti.