terça-feira, 21 de abril de 2009

Fim de semana Sardiano

Sábado passado meti-me num comboio com a Kalen, Avery (irmã), Pier, Kat e Konrad e rumámos a Borgo di San Lorenzo, uma terrinha pequenina no meio das montanhas da bella Toscana. Chegámos ao fim da tarde, passeámos, fizemos aperitivo no aparente único bar da vila e avizinhava-se a hora do motivo que nos levou a esta pequena viagem: um concerto do nosso artista caseiro Andrea Sardi!



Não nos lembrávamos do nome da igreja onde tinhamos de ir. Mas lembravámo-nos que tínhamos visto um poster perto da estação de comboio. Ou seja: atravessámos a vila toda para ver onde se desenrolava o concerto e voltamos a atraversá-la toda de novo para chegarmos ao local certo.

A media de idades era de 60 anos. A igreja era simples, franciscana. Sentámo-nos em dois banquinhos corridos e esperámos o típico atraso italiano. Passado 20 minutos do tempo suposto, entram em palco cerca de 30 pessoas: eram o coro. Muitas palmas. O silêncio. E depois entra o Andrea!

Todo bem vestidinho, parecia uma pessoa séria. Mal aquelas pessoas imaginam como ele é em casa! Mas esta noite era ele a estrela! Era ele que ia pôr aquele coro, a orquestra e os solistas em sincronia, numa harmonia maravilhosa!

Apresento-vos o maestro Andrea Sardi (ou as suas costas, quando ainda só tinha em mãos o coro):


Enfim. Durante cerca de uma hora e meia, o Andrea criou uma atmosfera com uma força impressionante e mostrou a uma igreja cheia de gente que o seu árduo trabalho das últimas semanas não foi em vão! Foi um orgulho:)

Depois do concerto, metemo-nos em carros alheios e fomos para a casa de uns amigos do Andrea até tarde. Conversa, bolo com nutella, conhecer pessoas, o sono a chegar e às 5h da manhã lá nos decidimos ir embora.

O Andrea levou-nos para o meio do nada. Durante mais de 15 minutos atravessávamos bosques, viamos paisagens maravilhosas, prados, casarios. Finalmente chegámos!

Um casarão! Perdi-me lá dentro várias vezes. O número de quartos era incontável, de salas, de salinhas, meu Deus! Tem um sino, uma capela interna, caricaturas do Papa, um piano de cauda, frescos nas paredes, obras de arte a cada esquina.










Explico: esta casa pertence à Igreja, enquanto instituição. No entanto, foi cedida a uma Fundação que pertence a um grande músico italiano. Esse músico italiano, por sua vez, era muito amigo do Papa. Assim sendo, esta casa passou a ser a sua casa de Verão, onde ele vem passar cerca de 2 meses por ano, porque é fresquinho. Os caseiros que sempre cuidaram da casa, ficaram muito velhotes e decidiram que tinham de ir embora. Entao a Fundação, onde está também o avô do Andrea, tinha de procurar alguém para cuidar da casa e servir o músico durante esses dois meses. Claro que o Andrea se ofereceu! Entao agora tem um casarão enorme em suas mãos! :)

Na manhã seguinte, o Andrea trouxe-nos o pequeno-almoço e levou-nos à estação. Já em Bologna, o Pier proporcionou-nos uma Pasta a Carbonara maravilhosa e acabei a noite a ver um belo concerto do Piero no MAMbo.


6 comentários:

Catarina Silvestre disse...

Hey! Estou a gostar de ler o teu blog! Também sou portuguesa e estou em Bologna a fazer Erasmus só por 3 meses:) Cheguei há uma semana e tal. Há muitos portugueses por cá? Ainda não vi nem um! Alguns conselhos?

Deixo aqui o meu facebook, se quiseres adiciona-me.

Catarina Silvestre

Cate disse...

O Andrea é um gajo, para além de talentoso, cheio de sorte!

Cate disse...

(Já andas a fazer amigas, how sweet :))

Ana Soares disse...

é de mim, ou a gaja que ta a cantar parece a amy whinehouse?? xD(ta mal escrito o nome não ta?=P)

Juni disse...

tu vives uma vida de conto de fadas, às vezes! Mas não é para quem quer, é só para quem pode (e merece!) ;)

T disse...

que gira, a casa :)

e que orgulho no teu coinquilino!*