sábado, 15 de novembro de 2008

Ljubljana e Trieste

O fim-de-semana passado foi tempo de outros ares. A AEGEE, que é uma organização de Erasmus de cá, organizou uma viagem até Ljubjana e Trieste e lá fomos nós.

LJUBLJANA

O número de portugueses e espanhóis suplantava todas as outras nacionalidades. No entanto, eu e a Marta decidimos fugir um pouco das nossas origens lusitanas e andámos a perder-nos entre outros nossos amigos internacionais.



Ljubljana recebeu-nos bem. Foi bom relembrar os 40 minutos que tinha passado lá no Interrail e entender que ficou bastante para ver. Não muito, já que a cidade é pequena. Passeámos, seguimos as guias turísticas. Perdemo-nos sozinhas. Ficámos no hostel mais no centro, partilhámos o quarto com duas brasileiras. Jantámos com umas espanholas, fizemos companhia ao jantar de outros tantos, saímos todos juntos para uma discoteca que fechava às 6h da manhã, coisa que não existe em Itália.


Gonzalo, eu, Marta, Eli, Aitor, Arnau, Martinha


Gonzalo, Marta espanhola, eu


Marta, eu, Alejandra, Martinha


Le 3 Marte !



Buzinavam quando atravessavamos a estrada à italiana. Falavam uma língua estranha, mas todos sabem inglês (eu é que cada vez menos, o italiano anda a tomar controlo do meu cérebro). Têm comidas muito fritas que só se comem se não se olhar com atenção. Mas foi um bom dia.

TRIESTE

Depois de uma noite curta, de um pequeno-almoço maravilhoso que nos porporcionou sandes de queijo suficientes para o resto do Erasmus, de uma bela dormida no autocarro, chegámos a Trieste. Recebeu-nos logo com o mar, ali a banhar a cidade em torno do qual se desenvolveu. Nós, portugueses, lisboetas, somos um povo marítimo e ver o mar sabe bem demais.



Passeámos novamente. Uma cidade com edifícios mais imponentes, não parece Itália, cores frias, mistura construções antigas com construções cinzentas de betão. Mas há medida que o dia ia avançando, as cores do sol concederam uma nova essência e tornou-se uma cidade mais atraente. Para além de todos estes recantos, havia também um mini-festival de chocolate que valeu por todas as amostras que pude provar !

Voltámos para Bologna e fomos recebidas pelas nossas queridas bicicletas...às quais tinham furado maldosamente os pneus!!




2 comentários:

Cate disse...

Vocês, sempre a passear! :)

Anónimo disse...

fotos mm giras :) beijoca martinha!!