sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Dia de Tutu

A percepção de Bologna tem dias em que se altera. O céu muda, dá-nos uns relances de azul, um pôr-do-sol laranja e um peso nos olhos. O cansaço espreita, o descanso respeita, a contagem decrescente alheia está presente, há jantares e coisas para fazer. O frio constante já nem se sente, as obras do outro lado da rua já nem me acordam.

O dia-a-dia é diferente, as pessoas alteram a forma de se darem, há que retomar lugares e posições. As casas alheias enchem-se de habitantes desconhecidos. Avizinha-se um leque de novos conhecimentos, de novas línguas, de novos cruzamentos entre pessoas.

Não sei se é o estudo que me estafa. Não sei se será a pressão, se serão as mudanças, se serão os novos espaços partilhados ou os mesmos espaços por partilhar. Sei ser boazinha, não sei ser má, sei dar-me mais do que podem merecer.

Aprecio a minha consciência tranquila e questiono-me em relação ao mundo que me revolve. Valorizo o meu carinho, mas dou-o de mão beijada. Respeito o lugar, mas dou chaves sem pedidos. Há escalas definidas, spazio, escaladas pé ante pé. Pisadelas e botas de montanha.

Digo "o de baixo é meu" ou grito ou deixo estar?

Hoje andei de tutu, a saia que a Kalen me deu no Natal. Hoje andei sem mãos na bicicleta durante várias pedaladelas. Hoje vi um senhor com um girassol na mão e sorri. Hoje tenho preguiça, tenho sono e não estudei.

Se me perdi na Geografia, no spazio, nos luoghi, no tempo e no paesaggio, amanhã perder-me-ei com a massa. Serei mais uma no meio do mundo, serei a paisagem que não se vê, porque não existe, já que aqui somos todos insiders. Ansiarei pela visão do Marco Polo que não se importa com o tempo e que vivia sem padrões nem esperas. Serei eu, as folhas, os cadernos, as dúvidas, as presenças e o caos.



2 comentários:

Unknown disse...

Saudades do teu abraço, Maria Peko!

Marta disse...

e eu serei contigo massa mas para nós sublinhada de sensos. serei contigo significado, sou contigo abraço, sou contigo Marta, sou contigo caos e entre caos, sou contigo lado a lado.