domingo, 22 de março de 2009

Cena tedesca

Conforme prometido, o Konrad preparou-me um jantar alemão. Fui conhecer a casa dele, o terraço, o quarto de peça única, a cozinha onde passámos horas e horas.

Cheguei por volta das 20h com uma boa garrafa de vinho. Levei a vontade de cozinhar e de aprender e já lá me esperavam os ingredientes. Pensei que seria algo complicado, muitos fritos ou demasiado condimentado. Na verdade, era muito simples.

Fui eu que tratei do Spätzle. Durante 20 minutos, misturei ovos com farinha até ficar com a consistência certa. Enquanto isso, o Konrad tratava da carne, dos cogumelos, das mini-cebolas. A conversa fluia sem pensar.

Por essa algura, já se falava de Erasmus, de futuro, das famílias, de futebol, de sonhos e medos.

Era hora de cozinha propriamente. Em 5/10 minutos estava pronto:

Schweinelendchen mit Spätzle !

Bife de vaca com Spätzle. Leve, saboroso. Abriu-se a garrafa de vinho e cairam pedacinhos de rolha para os copos. Escolhi o copo das Winx: em Erasmus a diversidade de copos é imensa e dá para variar bastaste.

A conversa desenvolvia-se. Política, Nazismo, educação, 25 de Abril, anti-semitismo, religião, catolicismo, islamismo, gerações, a dos nossos pais, a nossa, a passividade, o porquê, as tecnologias, Polónia, os diversos nomes para a Alemanha, História, ética, auto-conhecimento, línguas, rolhas chocadas.

O vinho que chegou ao fim.

Conversa continua, olhos pesam. Decidimos fazer chá, esperar que a chaleira assobiasse, mesmo que depois tivessemos de esperar mais tempo para o chá arrefecer. Roubei Muesli de chocolate. Era meia-noite, a Martinha ligou com boas notícias da dança: 3º lugar:)

Fomos finalmente ver o filme prometido: The Big Lebowski. Rimo-nos com a ironia, com o facto de o homem que parecia menos normal ser, afinal de contas, o mais normal no meio de gente passada. O cansaço já era muito para discutir. Eram 3h da manhã, hora de ir para casa.


Às vezes ponho-me a pensar... O James e o Konrad são os meus melhores amigos rapazes aqui. Quando falo com o Konrad, fico com vontade de ler mais, de estudar, de ser mais académica, mais culta em dados, em factos, em ideias. Quando falo com o James, vem-me a vontade de aprender através de outros meios, metafísica, contacto, paranormal, pessoas enquanto seres, enquanto poços de descoberta. E não sei para que lado me virar.

2 comentários:

Anónimo disse...

erasmus é isso mesmo. um mix de sentimentos e de aprendizagens.
a certeza do que se anseia, do que se quer conhecer e materializar. o crescimento constante metafisico e experimental que vivenciamos diáriamente.uma experiência sentimental única e ao mesmo tempo partilhada :)
*

Morais disse...

Eu acho que sobretudo deves escolher muito bem que tipo de área queres desenvolver. Sei o que ideial era podermos aprender sobre tudo e desenvolvermos as nossas capicadades a todos os niveís, mas a realidade é isso que isso não é possível ( entre outros factores, devido à falta de tempo). Por isso, digo-te Marta aprende aquilo que queres aprender e desenvolve-te os teus conhecimentos em algo que te dê prazer.. acho que é o melhor que podes fazer. Beijinhos, directamente de lisboa, Morais!