domingo, 28 de dezembro de 2008

A nossa querida Dona Helena

A Dona Helena, a nossa companheira infalível e constante nas nossas casas bolonhesas. Dá-me saudades!



- Dona Helena, há quanto tempo é que vive na rua?

- Oh minha querida, eu só estou em passagem, não é? Só para analisar, 'tá bom? É aquilo que eu vejo e gosto, porque toda a gente, dói-me o coração, 'tá bem? E eu gostaria que toda a gente, 'tá a compreender, tivesse uma casinha, 'tá bom, mas quando a Dona Helena passa, 'tá a compreender, gosto de estar assim orgulhadinha, 'tá a compreender?

- Porque é que a Dona Helena não tem uma casa?

- Ora não tenho uma casa porque... O Sr. Fernando Gomes sabe que aquilo que analisou para a Dona Helena, claro? O Nuno Cardoso, do Jardim de S. Lázaro às Flores, 'tá bem, é quele é que sabe aquilo que deve de analisar, tudo de bom para ela, claro. Que eu nem recebo, nem tenho pensão nem tenho nada. É isso que está.

- A Dona Helena tem família?

- Tem tenho. Tenho a minha filha querida que eu boto tudo pra ela, quanto é bom.

- Não pode, não consegue viver com ela?

- Minha filha, eu... para a minha filha tudo de bom, 'tá? Mas... Claro, mas se eu tivesse tudo... Pró lado do meu, do meu... Ela para mim, é tudo e tudo passar... É tudo bom, 'tá bom? É assim e para o meu menino também, 'tá bom? Isso é que eu gosto, 'tá bem? E haja saúde e felicidades. É isso que eu quero, é saúde e felicidades. E gosto tudo de bom para a minha querida filha, viver com a minha filha em paz e sossego e alegria. E aquele meu menino, de borta de mim, de borta de uma fogueira tão linda. Glaças a Deus!

- A Dona Helena já ouviu falar no Albergue do Porto?

- Olhe minha filha, eu ouço analiso não sei um bocadinho, claro. Esta juventude educação, etc etc, claro. Sei tudo um bocadinho, 'tá bom, e acho tudo bem. Mas eu não queria isso, não. Eu eu não preciso disso, não. Juro quanto é sagrado. A nossa juventude tudo bom, certo. Eu prefiro uma casinha só para mim, claro, T2 para... para ter uma... ah pois é! Certinho! Certinho!

3 comentários:

Juni disse...

como é que alguém pode estar a falar durante tanto tempo e não dizer nada nada nada!? :O

Manel disse...

Muito bem! A Dona Helena também a mim me lembra quando fui a Bolonha e vocês todos falavam disso e mo mostraram mas... mas... diz-me que nao foste tu que tiveste a PACIÊNCIA para transcreveste isso tudo! :O

Anónimo disse...

correcções (+-correctas, não me responsabilizo, não tenho nada a ver com isto!):

errado - embrulhadinha
correcto - orgulhadinha (ubriaca)

errado - Jardim Salada das Flores
correcto - Jardim de S. Lázaro às flores

errado - aquilo que deve analisar
correcto - aquilo que deve de analisar

certinho, certinho!!! :P