segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Erasmus em Lisboa?

Eu sou Erasmus agora. Estou no modo Erasmus, cabeça Erasmus, coração Erasmus, vida Erasmus. Sou Erasmus.

E ser Erasmus não é ser festas e loucura. Ser Erasmus é um estado de vida, uma calma, uma vontade diferente, uma independência, uma responsabilidade, uma criação a toda a hora que passa. Uma descoberta, uma adaptação, um espaço, pessoas, rotinas, confortos diferentes. Valores diferentes.

E agora ser Erasmus em Lisboa é estranho.

Vejo amigos de Erasmus na Baixa, quando não o são. Ouço português popular e soa-me estranho. Canso-me com a agitação do metro. Não me custa andar tanto a pé. O meu quarto é demasiado grande. As pessoas assustam-me. Passar muito tempo em casa sem fazer nada em concreto não faz sentido, mas não apetece sair. Preguiça, mais preguiça. Ter uma casa-de-banho bem limpa parece de revista. Ter microondas não faz sentido - talvez por isso se tenha estragado passado umas horas de eu ter chegado a casa. Ter expressões italianas na cabeça e ter de as adaptar é confuso.

Estar em Portugal é estranho, porque o meu espaço criado do zero é o outro. Nem quando vim dos EUA chocou tanto.

Mas é estranho. Põe-me à toa. Mas a cada minuto que passa, começo a ficar mais tranquila. Apesar da agitação interna ainda ser enorme.

Vai passar.

Só tenho de saber para que lado me virar.


(Balanço do 1º dia.)

2 comentários:

T disse...

O quarto é demasiado grande, e temos demasiados luxos. E só assim é que nos apercebemos mesmo, não é?

Gui disse...

Vira-te para o sofá da sala do Nuno, onde nos estamos...

...e vem conversar... :P

:) gui
(ramboiablog.blogspot.com)