sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A contradição?

Ler os outros faz-me rever-me a mim.

No que sinto, no que sou. Também eu respiro e transpiro Erasmus.

Penso na Kalen a toda a hora, sento-me na cama no portátil, em vez de estar na secretária como dantes. Penso na Castiglione, na minha bici, nas minhas vizinhas, nos meus coinquilini, na minha Bologna, na minha casa, na minha cozinha, nas minhas rotinas, nas minhas pessoas, os cheiros, as vontades.

Aqui tenho mais preguiça. Aqui não consigo pensar com determinação, porque me perco no conforto e no não-fazer-nada. Aqui é tudo tão calmo, que nem me tranquilizo. Aqui ainda não consegui ler, nem escrever.

Aqui tenho saudades. Tenho saudades das vizinhas, dos estrangeiros, dos Lame - que é feito de vocês e das vossas guitarras? Estão tão longe e não faz sentido se vocês têm sido a minha vida, o meu dia-a-dia.

No entanto, é bom estar com os amigos de sempre. Estão sempre, marcar almoços, fazer e receber telefonemas, encontrar por acaso em Fnac's e metros, tenho tanto cá.

Tenho tanto.. a minha família com o melhor Natal possível. Com um Pai Natal pequeno este ano, com voz fraquinha e inflamações nos olhos, velas que queimam cabelos, cócegas que dão voltas a estômagos fracos, casas cheias, tantos doces, tanto conforto. Isto é família.




E família é acolher outros meninos que não a têm. Sabe tão bem poder dar colo, contar histórias e dar conforto a quem merece o mundo. É o que me enche o coração.

Onde é que eu estou? De onde é que eu sou?

3 comentários:

Anónimo disse...

olá marta*
também já fui estudante erasmus mas não foi em itália =)
é engraçado ler o teu blog e kd aki venho saborear kada momento k vives e lembrar-me do meu erasmus, porke erasmus é mesmo a descoberta de nós próprios e dos outros..é ir para além dos limites e estar sempre em festa, mas kuando a saudade bate há sempre alguém para nos confortar e ficamos cada vez mais felizes com as escolhas que fizemos. Porque os amigos (verdadeiros) que estão em portugal acompanham-nos durante a nossa ausência e ai conseguimos ver quem nos quer bem..Porque a familia está sempre a querer saber noticias nossas....Mas depois de erasmus ficam as lembranças, os amigos não estão connosco todos os dias mas conseguimos sempre matar saudades com eles..Porque o erasmus nunca acaba..Ele fica para a vida..E o meu erasmus influenciou bastante a minha vida..Fez-me conhecer a mim própria e fez-me abrir a mente ao mundo...Hoje não consigo estar sem ser rodeada de gente de paises diferentes...Depois de Erasmus ja vivi noutro sitio, a trabalhar e tudo correu bem..Erasmus contagia..Erasmus não é turismo mas é um turismo de descoberta, um turismo de partilha sentimental e cultural...È um tipo de turismo que vai além do turismo normal, porque começamos a criar raízes com os locais, as pessoas e os costumes.Porque erasmus é diversão todos os dias mas também é chorar e ultrapassar as situações.
Beijinhos...boa sorte
*
Ana

Anónimo disse...

O impacto de voltar a Lx foi esse..Quando regressares a Bologna será um impacto a dobrar....Vais notar nisso e talvez fiques um pouco apreensiva mas vai tudo correr bem e voltar à normalidade.
Aproveita :))))
beijinhos
*
Ana

Anónimo disse...

pus no google "depois de erasmus" e para alem de outros blogs apareceu me o teu...
é empressionante como ja estou de volta a lisboa ha 6 meses e parece que ainda nao consegui "chegar" como deve de ser.
depois de 10 meses fora, acho que consegui perceber milhoes de coisas novas sobre mim, e agora o meu medo e que nao as consiga concretizar, e que me va esquecendo e acomodando e ignorando tudo o que aprendi a viver um ano fora. tenho saudades de tudo, de todos os pequenos pormenores... foi a melhor coisa que eu podia ter feito, ter ido para erasmus, mas ainda nao consegui aceitar o facto de que estou de volta a realidade e a vida normal... o que e que eu posso fazer para que esta ansiedade de nao sei bem o que acabe e eu consiga ser igualmente feliz, como era no meu ano de erasmus??
acho que estamos todos no mesmo barco, era bom que alguem conseguisse arranjar uma soluçao milagrosa para o sindroma pós-erasmus =P

beijinhos